terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher: lutas e conquistas


O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de Março, começou em 1917, com manifestações de mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Manifestações que marcaram o início da Revolução de 1917.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século passado, até a década de 1920, mas caiu no esquecimento por muito tempo e somente voltou à tona com o movimento feminista, na década de 1960. E em 1977 foi adotado pela ONU como Ano Internacional da Mulher,
para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.
Hoje o Dia Internacional da Mulher perdeu parte do seu sentido original e ganhou um ar mais festivo e comercial, com namorados dando presentes e patrões distribuindo rosas vermelhas, sem lembrar a luta das militantes do passado.
Tudo bem, elas também merecem mimos, mas em primeiro lugar o respeito: como seres humanos, que tem os mesmos direitos e a mesma capacidade que os homens. Além de terem o poder de dar à luz, com nossa ajuda, claro.  hehehehe
bjs a você leitora... Parabéns!
E um obrigado especial às minhas 3 mulheres: Zilda, a mama, Andréa e Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário