sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A vacina contra alcoolismo vem aí

Imagine uma pessoa com dependência de álcool tomar uma vacina, uma vez por mês, e se livrar desse vício bandido que acaba com milhões de famílias em todo o mundo. Isso não é sonho. Está sendo desenvolvida no Chile uma vacina assim. Ela é específica para células do fígado. Age duramente no corpo de quem bebe: provoca reações fortes como aumento do enjôo, náuseas e a vasodilatação nos viciados. O princípio ativo da primeira vacina contra o alcoolismo já foi testado em ratos alcoólatras. Fez com que o vício caísse em 50% nas cobaias. Em seres humanos a idéia é que diminua entre 90 e 95% a dependência do álcool, segundo o médico Juan Asenjo, da Universidade do Chile.
Para desenvolver a vacina a equipe partiu de uma mutação genética presente em 20% da população asiática, que naturalmente não consegue beber, porque passa mal, a ponto de inibir o vício. Esse grupo não tem no corpo um gene, que produz uma enzima chamada aldeído desigrogenase. Ela metaboliza o álcool no organismo, por isso faz as pessoas passarem mal quando bebem. A vacina deve sere testadas no homem a partir do ano que vem. Detalhes no Correio Braziliense e na Veja.
Muito boa sorte e parabéns aos cientistas chilenos!

2 comentários:

  1. Saudades de ti meu velho amigo e seleto jornalista.
    Na verdade existem vários medicamentos parecidos....e se "inventarem" essa tal vacina mesmo aí é que aíndústria do álcool vai lucrar..rsrs..
    Que eu saiba e ouvi dizer, só existe mesmo uma vacina que funciona, sem ser remédio, de graça e sem maiores danos. Chama-se "Desejo, boa vontade e mente aberta".
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo belo comentário, Galvão. Suas palavras são sábias, porque são de um vencedor. Admiro você irmão! Viva! abçs

    ResponderExcluir