segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Karen Carpenter completaria 60 anos: homenagem


O primeiro amor a gente nunca esquece. Foi dançado Solitaire, dos Carpenters, em um daqueles bailinhos de garagem, que aos 11 anos de idade eu pedi em namoro a primeira grande paixão. E o melhor: ela aceitou!! (rs)



Daquele dia em diante a voz doce, forte e afinadíssima de Karen Carpenter começou a fazer parte da minha história. Tanto que 25 anos depois, a música que ninava e fazia meu bebê finalmente dormir nas madrugadas frias de São Paulo era Close To You. "No dia que você nasceu os anjos se juntaram e decidiram transformar sonhos em realidade."



Mais crescidinha, Lorena adora ver o clip alegre de Please Mr. Postman, gravado na Disney.



Hoje bateu uma saudade... e  procurando no Google informações sobre Karen, descobri que ela teria feito 60 anos no dia 2 de março, se não tivesse perdido a luta para a anorexia, uma doença que em 1983, quando morreu, não era muito conhecida. E a perda da grande cantora americana ajudou a salvar vidas, depois que a causa da morte de Karen foi amplamente divulgada.


A música romântica dos irmãos e as roupas que usavam são consideradas brega por muitos. Mas isso é uma bobagem, são coisas de época e a gente tem que lembrar que modas passam, mas a arte fica. E o talento musical de Karen é inquestionável. Tanto que foi convidada para um encontro histórico da música: gravou com Ella Fitzgerald, no Especial Ella, de 1980 e cantaram This Masquerade e As Time Goes By juntas, entre outras. A qualidade da imagem não é das melhores, mas caramba, vale muito à pena ver esses dois "monstros" da música, esbanjando simpatia e talento.



O vocal de Karen, nos agudos, e principalmente nos graves é impressionante. Repare as notas que ela alcança em Only Yesterday. Sensacional.



Os Carpenters gravaram 11 discos em 14 anos de carreira. Richard, o grande compositor e maestro do grupo vive hoje na Califórnia com mulher e filhos, mas abandonou as gravações, infelizmente. Foi ele quem transformou os arranjos de We´ve Only Just Begun em uma balada que se manteve durante semanas no primeiro lugar das paradas americanas nos anos 70.



Até hoje as músicas dos Carpentes estão entre as mais cantadas em karaokês, como Yesterday Once More. Veja aqui, já com Karen mais velha, e magra... Mas sem perder a doçura.



Aqui outro sucesso For All We Know, que embalou muitos suspiros apaixonados, apesar de falar de um fim de caso:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também não sei o por quê, mas estava hoje ouvindo Carpenters... Talvez pela simplicidade,há algo sublime nela... não sei... doçura de Karen... apesar da magreza ela era bonita...
    Bom, mas queria saber sobre seu blog no blogspot, o que acha? Sou jornalista também e tenho o seguinte blog:
    http://www.noticiasonlinewendel.blogspot.com/

    ResponderExcluir