segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sódio dos produtos light e diet é pior que imaginava

Depois que contei aqui a história do excesso de sal nos produtos diet e light - a indústria faz isso compensar o amargo do aspartame e a retirada da gordura - passei a reparar todas as tabelas de alimentos que tenho em casa. Quase caí de costas. Sabe aquelas latinhas de milho e ervilha em conserva? Tem quase 500mg de sódio. E as sopinhas em pó da Vono, que muita gente come pensando estar fazendo regime??? Elas tem entre até 900mg de sódio. Pior é a sopa Cup Noodles, que vem naqueles copinhos plásticos com macarrão e pedaços de carne e legumes: chega a ter 1.400 mg de sódio. O máximo que um adulto pode consumir por dia, segundo a Anvisa, é até 2.400 mg de sódio. Por tanto, a Noodles tem mais da metade disso em apenas uma refeição. Aí a Poly, minha amiga aqui do trabalho, que também ficou impressionada com a história, achou uma máteria da Folha Online que confirmou minha investida na despensa: "Sopa pronta chega a ter metade da dose diária de sal recomendada". Veja aqui. Ela diz ainda que das 42 marcas pesquisadas pelo Idec, 20% tem sal em excesso. Pra quem não sabe, o excesso de sódio faz a pessoa inchar porque o sal ajuda o corpo a reter líquido, aumenta a pressão arterial, e agrava a hipertensão. Portanto, idosos tem que controlar e muito a ingestão dessas sopinhas que custam cerca de 2 reais. Ah, todas as empresas ouvidas na reportagem admitem que tem sódio em excesso, ao dizerem que tem projetos para diminuir, ou já estão diminuindo o sal. Só falta avisar a população que compra essas embalagens, pensando que está fazendo bem para o corpo. Que perigo! E ninguém faz nada.

2 comentários:

  1. Oi Rinaldo. Pois é, você tem razão. Consumimos produtos diet/ light achando que são mais saudáveis e olha aí, como você mesmo constatou, têm uma quantidade absurda de sódio. O problema meu caro é que o brasileiro não tem o costume de ler as informações contidas na tabela nutricional dos alimentos que consome , e aí meu amigo, tome-lhe veneno. Para quem é hipertenso, então, nem se fala. Mas é legal você falar sobre isso em seu blog, acho que essa informação deve ser divulgada sim. Você faz muito bem em faze-lo. Parabéns.Um abraço, luciane- RJ

    ResponderExcluir
  2. Legal, Luciane! Ajude a divulgar também a notícia. A informação de boca em boca tem grande peso e credibilidade. Abçs e obrigado pelo carinho e pela participação.

    ResponderExcluir