sexta-feira, 8 de julho de 2011

Células-tronco contra a Leucemia: descoberta célula rara que regenera o sistema sanguíneo


A descoberta, publicada na revista Science de ontem, demorou 23 anos, quando cientistas do Canadá, implantaram pela primeira vez células-tronco sanguíneas humanas em ratos com Leucemia..
Agora, ainda procurando a cura da doença, eles encontraram uma rara Célula Humana Hematopoética , CTH, capaz de regenerar todo o sistema sanguíneo.
Além de se dividir e autorrenovar diversas vezes, quando ficam maduras essas células se especializam no tecido do sangue e nos componentes do sistema imunológico.
A descoberta  abre portas para a geração de quantidades suficientes de células-tronco que permitam um transplante sem rejeições. É uma técnica promissora para a medicina regenerativa, segundo os médicos.
As células raras são encontradas na medula óssea, no sangue periférico, ou no cordão umbilical, de onde os cientistas canadenses tiraram o material para a pesquisa. 
O próximo é unir os avanços para chegar a um tratamento realmente eficaz contra a Leucemia, o que ainda pode demorar décadas, admite John Dick, do Instituto do Câncer de Ontario e do Centro de Medicina Regenerativa McEwen, no Canadá.
Só nos resta aguardar então, e torcer para que o melhor aconteça o mais rápido possível!
Detalhes no Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário