quinta-feira, 31 de março de 2011

Depois do DF, mutirão para reconstrução de mama pode se espalhar pelo Brasil


A largada para a maratona de cirurgias gratuitas de reconstrução de mama, em mulheres que tiveram cancer e precisaram tirar o peito, foi dada ontem aqui no DF. 61 mulheres foram operadas em 12 horas, número quase equivalente às 70 feitas ao longo de 2010. É a primeira vez que um mutirão como esse é realizado no Brasil. Para garantir o sucesso nos atendimentos, o reforço veio de 17 médicos de fora do Distrito Federal.
A experiência pretende ser piloto de um projeto que prevê iniciativa parecida em âmbito nacional, prevista para março de 2012, quando deverão ser beneficiadas cerca de 2 mil mulheres que estão na fila do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Por isso, os bons resultados de ontem serão encaminhados para análise da presidente Dilma Rousseff, que por ser mulher e ter vencido um câncer deve se sensibilizar e autorizar logo o projeto.

A escolha do DF aconteceu por causa da fila de 300 mulheres à espera de cirurgia plástica, algumas pacientes aguardam a oportunidade há 15 anos. Detalhes no Correio Braziliense.
Hoje uma cirurgia dessas custa entre R$ 10 e R$ 15 mil, mas está sendo feita gratuitamente nesse mutirão. Sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário