segunda-feira, 28 de março de 2011

Mutirão vai fazer cirurgias de reconstituição mamária graça no DF



Só quem teve a mama retirada por causa do câncer é que sabe a dor de ser mutilada e o tamanho da baixa estima que causa na mulher. Aqui no DF pelo menos 153 mulheres esperam por uma cirurgia de reconstituição mamaria. Muitas estão aguardando na fila há mais de dez anos. Imagine o sofrimento!
Mas agora vem a boa notícia:
O Hospital Regional da Asa Norte, Hran, vai realizar um mutirão de cirurgias de reconstrução de mamas no dia 30 de março. Tudo de graça.
O projeto bacana é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e vai reunir uma equipe de 120 médicos e 100 profissionais de enfermagem. Cerca de 30 salas cirúrgicas estarão disponíveis com apoio dos hospitais da rede privada.

Serviço/ Cadastramento:
  1. pelo telefone (61) 3346-2300
  2. pelo e-mail: sbcp-dfcirurgiaplastica.org.br
  3. ou pessoalmente, no Clube Médico
Para fazer a reconstituição mamária de graça, a mulher precisa ter passado pela cirurgia de mastectomia, que é a retirada da mama por algum tipo de câncer.

Outro mutirão muito procurado é o de cirurgia de varizes. A cada 15 dias, sempre aos sábados, uma equipe realiza seis procedimentos. O primeiro mutirão foi dia 12 de março, quando foram feitas seis cirurgias vasculares. O segundo aconteceu neste sábado, dia 26.
De acordo com o cirurgião vascular Samuel Barbosa Mathias, o mutirão não interfere no atendimento diário. O primeiro requisito para inclusão no mutirão é o encaminhamento do centro de saúde. Atualmente 530 pacientes estão na fila e o cirurgião espera que até dezembro sejam realizadas mais de 400 cirurgias.
É isso que o povo espera do Estado: atenção e ação!
Parabéns aos organizadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ao GDF que abraçou a causa. E que venham muitos novos mutirões da saúde por aí!

2 comentários:

  1. Priscila Honorato28/3/11 11:39

    Rinaldo, adorei o post e o blog. =) Parabéns! Boas notícias são sempre bem-vindas!!! Priscila (estagiária)

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de notícia que eu queria dar todo dia. Que ajuda pessoas a serem felizes. obrigado pela visita Priscila. bjs

    ResponderExcluir