quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mc Lanche Feliz é proibido em São Francisco: muita gordura e sódio


A proibição do Mc Lanche Feliz, do McDonalds, foi na cidade americana de São Francisco. Os Estados Unidos tem a maior população de gordos do mundo. A decisão legal tem dois motivos: primeiro venda casada com um brinquedo. Isso induz a criança a pedir o lanche para ficar com os bonequinhos. O outro motivo é o sanduiche em si, que passa dos limites máximos para calorias, sódio, açúcar e gordura.
A lei determina que sejam vendidos para crianças produtos com menos de 600 calorias e com menos de 35% de gordura. O prato precisa conter ainda metade de um copo de frutas e três quartos de uma xícara de legumes. Não pode ultrapassar 640 miligramas de sódio e o limite de gordura trans não pode ultrapassar 0,5 miligramas.
Com a batata pequena e o cheeseburger, o Mc Lanche Feliz tem 700 calorias e 1040 mg de sódio.

Nós estamos profundamente decepcionados com a decisão", afirmou Danya Proud, porta-voz do McDonald's. "Não é isso que nossos clientes querem".
Já Eric Mar, um dos autores da lei, disse que as novas normas são para a melhorar o valor nutricional das refeições dos jovens, e para reduzir os índices de obesidade infantil. "Este é um desafio para a indústria alimentícia para pensar sobre a saúde das crianças em primeiro lugar".
.
Falta agora algum deputado de peso, e não vendido, fazer o mesmo aqui no Brasil.
Um estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes, doença ligada à obesidade. Revela que 46 por cento dos brasileiros estão acima do peso, e que já são considerados obesos 17 por cento dos adultos e 12 por cento das crianças entre 5 e 9 anos. O Ministro da Saúde vai apresentar à presidente eleita Dilma Rousseff um plano para combater o que ele chamou de epidemia da obesidade no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário