quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Células-tronco podem ter curado homem com Aids

A notícia impressionante saiu na Associated Press, foi publicada na Revista Blood. Aqui no Brasil saiu no Site Extra. Eu reproduzo:
Um homem, de cerca de 40 anos, de Berlim, recebeu um transplante de sangue feito a partir de células-tronco adultas em 2007 para tratar uma leucemia. O doador tinha uma mutação genética que conferia uma resistência natural ao HIV. Três anos depois do procedimento, os médicos constataram que o paciente não tem sinais do câncer ou da infecção por HIV, segundo um relatório publicado na revista 'Blood'.
É interessante comprovar que medidas extraordinárias podem curar alguém com o HIV. Porém, o procedimento é muito arriscado para se tornar o tratamento padrão - afirma o médico Michael Saag, da Universidade de Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, e conselheiro da HIV Medicine Association, instituição formada por médicos especialistas em Aids.
Os transplantes de médula óssea - ou de sangue criado a partir de células-tronco adultas - são usados no tratamento contra o cãncer. O processo envolve a destruição do sistema imunológico do paciente com radiação e medicamentos e a sua substituição a partir das células de um doador compatível. O risco de mortalidade do procedimento é de cerca de 5%.
Não podemos aplicar a descoberta nos pacientes saudáveis porque o risco é muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário