terça-feira, 30 de novembro de 2010

O segredo da juventude: cientista consegue reverter envelhecimento em ratos

A boa nova vem dos Estados Unidos. Pela primeira vez, um cientista reverteu os efeitos do envelhecimento em ratos. Antes do tratamento, a pele, o cérebro, o intestino e outros órgãos dos animais equivaliam aos de uma pessoa de 80 anos. Dois meses depois de ter dado uma droga que ativa uma enzima-chave, cresceram tantas novas células nos animais, que eles rejuvenesceram quase 100%. O rato macho deixou de ser infértil e se tornou pai de grandes ninhadas. “É como se uma pessoa de 40 anos que parecesse ter mais de 80 tivesse revertido aos níveis de uma pessoa de 50”, disse o cientista Ronald DePinho, da Universidade de Harvard.
A técnica usada está em estruturas chamadas telômeros, pequenos relógios biológicos que tapam as extremidades dos cromossomos, protegendo-as de danos com o passar do tempo. Uma enzima chamada telomerase pode reconstruir as tampas dos telômeros, mas geralmente ela é desativada no corpo. DePinho conseguiu trazer a enzima de volta à vida em ratos, que tinham envelhecido prematuramente de uma forma projetada para imitar o processo de envelhecimento dos seres humanos. Ele esperava que a técnica parasse ou tornasse mais lento o processo de envelhecimento, mas ficou surpreso ao descobrir que o tinha revertido.

O cientista diz que poderá ser possível fabricar uma pílula que faça o mesmo com as pessoas. Se for tomada na meia-idade, a droga poderia atrasar ou impedir o desenvolvimento do Alzheimer, de doenças do coração e diabetes, além de prolongar a vida. Um processo que pode demorar ainda 10 anos. Detalhes no R7.
Mas há outra luta para o cientista começar agora: altos níveis de telomerase podem estimular o crescimento de tumores cancerígenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário