quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cuidado: fuja de macarrão instantâneo, batata palha e sucos com néctar de frutas

Esta nota está longe de ser uma boa notícia. Mas é um bom alerta pra gente, que vive comendo porcaria, com a desculpa da correria do dia a dia.
Imagine comer de uma colher cheia de sal. Pronto, é o que tem em um pacote/copinho de macarrão instantâneo com tempero, os miojos da vida. Alguns têm 4.010 mg de sal a cada 85 gramas de macarrão. Quase dobro da qualtidade diária que o homem pode consumir, que é de 2.400 gramas. Imagine o mal que faz à saúde, já que o sal aumenta a pressão e leva a problemas crônicos, de colesterol , rins e obesidade.
Um estudo feito pela Anvisa descobriu  nos mercados, alimentos com muito mais sal, açúcar e gordura do que poderiam. E são exatamente aqueles que as crianças mais gostam.
Os salgadinhos de milho também tem mais sódio, em um saquinho, do que a quantidade máxima recomendada para um dia inteiro, para os seres humanos.
Já a batalha palha tem outro problema: 55% das marcas analisadas têm mais gordura saturada do que indicam as embalagens. Os biscoitos feitos à base de polvilho também: registraram maior índice de gordura, tanto a saturada quanto a trans.
E os sucos que a gente compra pra garotada, achando q são mais naturais que os refrigerantes? Puro engano. Alguns tem mais açúcar que os refris. Os sucos com néctar têm a maior quantidade de açúcar registrada na pesquisa. Entre os sucos com polpa de fruta, os de manga são os melhores: apresentaram a menor quantidade de açúcar. Já os de uva são os mais melados. Detalhes no G1.
Pena é que a Anvisa não acha necessária a aplicação imediata de punições à indústria que faz esses tipos de alimentos. Uma pena. A direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, disse que seu maior desafio é informar a população sobre os riscos desses alimentos, então, estamos aqui no blog fazendo a nossa parte.
Corte esses produtos das próximas compras e ensine aos outros o que aprendemos aqui. Aliás, veja a postagem que fizemos em fevereiro aqui no blog, sobre os produtos diet e light, que tem muito mais sódio do que os comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário