terça-feira, 13 de julho de 2010

A miséria no Brasil pode acabar daqui a 6 anos, diz IPEA



Méritos pra FHC, Lula e a estabilização do Real.. Entre 1995 e 2008 12,8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza absoluta. Ou seja o índice de famílias que sobreviviam com menos de meio salário mínino mensal, em média, por pessoa, passou de 43,4% para 28,8% nesses 13 anos. No mesmo período foi maior ainda o número de brasileiros que saíram da chamada pobreza extrema, quando a família sobrevive com 1/4 do salário mínimo, menos de R$ 150 por mês: 13,1 milhões de pessoas. A taxa de famílias na pobreza extrema caiu pela metade entre 95 e 2008: foi de 20, 9% para 10,5% da população brasileira. A região sul do país foi campeã em redução de pobreza. A absoluta caiu 47,1%, de 34% para 13% da população. E a extrema recuou 59,6%, ou seja, de 13,6% para 5,5%.
O Nordeste também teve redução, mas continua sendo a região mais pobre: 24, 5 por cento da população.Em 13 anos, a pobreza extrema no Nordeste recuou 40,4%.Veja detalhes e gráficos deste levantamento do IPEA no.G1.
Uma projeção feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada vai além: diz que, se continuar nesse ritmo, em 2016, portanto daqui a 6 anos, o Brasil poderá erradicar a pobreza exterma e reduzir a 4% a taxa nacional de pobreza absoluta. Tomara, ou benza Deus, como diria minha avó!
Santa Catarina e Paraná já deverão eliminar a pobreza em 2012. Detalhes no Estadão.

2 comentários:

  1. Minha avó também diria, "benza Deus" rsrsrs. Se não houvesse tanta corrupção, certamente o Brasil não teria índices tão alarmantes de desnível social. Claro que devemos celebrar os avanços, mas é preciso perseverar e denunciar os desvios. Ainda, assim, muito boa notícia.

    ResponderExcluir
  2. Sim. É uma boa notícia. Mas, infelizmente, ainda está longe de ser realidade. Ainda há muito a fazer. Serão necessários muitos investimentos, em educação, criação de empregos , ou seja, toda uma modificação e reorganização política e social. Isso leva tempo. Mas,o que vale é ter esperança e fé.

    ResponderExcluir