quinta-feira, 17 de junho de 2010

Palhaçada ou roubalheira? Construir estádio novo pra copa?


Este blog de boas notícias abre espaço hoje para uma reflexão importante sobre o novo estádio que estão querendo construir em SP para a copa de 2010. Meu grande amigo Bueno Ferraz, uma das vozes mais bonitas e simpaticas do rádio, fez colocações importantes que concordo e reproduzi aqui pra você. Abcs Bueno e obrigado.  
     
    "Muito comemorado pelo presidente Lula e por muitos outros políticos, incluindo prefeitos e governadores, a vinda da copa do mundo em 2014 agora, e principalmente agora que estamos em momento eleitoral, as construções e/ou reformas de estádios se transformaram numa "batata quente", uma bomba de estopim aceso, que ninguém quer ter por perto, ninguém quer assumir a responsabilidade. É muito parecido com a construção de uma cadeia, que todo mundo sabe que é necessária mas ninguém quer em sua cidade. O compromisso já está assumido e não se pode voltar atrás. Imagina o escândalo mundial, o desastre econômico, o descrédito da comunidade internacional, e tudo mais, se o Brasil tivesse de explicar que não pode fazer a Copa por falta de Estádios!!!!! Justo no "País do Futebol"!!!!
    Pois, o Presidente Lula já disse que não vai colocar dinheiro público em estádios, no máximo conceder crédito através do BNDES... O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo já disseram, em nota oficial, que não vão disponibilizar dinheiro público, em hipótese alguma, na construção ou reforma de estádios, alegando que vão investir em obras públicas com efeito permanente, como obras viárias e de transportes coletivos, citando o metrô como a principal delas.
    A CBF, por sua vez, fica na posição cômoda de "administrar" o todo e "cobrar" o que ela, a CBF, considera aceitável pela FIFA, quero dizer, a FIFA não aprova ou desaprova nada, nem mesmo dá parâmetros a serem seguidos para construção ou reforma de estádios (não há estádios padrões como se fossem "franquias" de lanchonetes do McDonald's)... Todas as exigências partem da própria CBF!
    Para piorar a situação, Ricardo Teixeira que é o "intocável" presidente da CBF é também o presidente da comissão organizadora da copa de 2014 no Brasil e, segundo o que disse o jornalista Juca Kfouri num programa de TV na ESPN Brasil e em seu blog na internet, Teixeira vetou o estádio do Morumbi em São Paulo por rixa pessoal com a diretoria do clube paulistano, como retaliação, pelo fato de não ter recebido o voto e o apoio do clube tricolor quando foi candidato à presidência (de novo) da CBF no penúltimo pleito! Diga-se de passagem, que no último pleito a diretoria do São Paulo votou em Ricardo Teixeira para a atual gestão à frente da CBF, o que, pelo jeito, não foi suficiente para aplacar o "rancor" do presidente da CBF!
    O assunto está só começando, meu amigo!
    Já se fala na construção de um novo estádio em São Paulo, você já deve ter ouvido sobre isso também. O tal "Piritubão. Este seria o mais moderno e grandioso estádio, à altura do que pretende a CBF para representar o Brasil e São Paulo, a maior capital do país! Pelo menos é o que pretendem e o que se diz...
    Ainda hoje, ouvi numa reportagem, o arcebispo Desmond Tutu, da África do Sul, prêmio Nobel da Paz em 1984, dizer que apesar de tudo o que a África do Sul passou em sua história recente foi capaz de realizar a maior copa de futebol de todos os tempos e o Brasil, por ser o próximo anfitrião e mais forte economicamente que a África do Sul, tem obrigação de superá-la. Confesso que senti arrepios na espinha! rsrsrsrsrsrs.

      Agora preste atenção!
     O caso é o seguinte, meu amigo, no meio de todos os comentários já feitos por nossos colegas jornalistas ainda não vi, nem ouvi, ninguém falar sobre as Olimpíadas de 2016 que serão realizadas só dois anos após a copa! Só dois anos! Você não acha que seria muito coerente e até conveniente incluir na discussão sobre os estádios da copa a proximidade das Olimpíadas? Senão raciocine comigo... Os estádios estão obsoletos e precisam de reformas e em alguns casos, novas construções, certo? A minha dúvida é a seguinte: Os "novos" estádios serão também "olímpicos"? Quero dizer, os estádios que serão usados na copa e o possível "Piritubão" (se for mesmo construído) terão características de estádios olímpicos para sediar também algumas competições olímpicas em 2016? Ou será que em 2014 os estádios deverão passar por novas reformas? E o Piritubão, que terá sido usado só uma vez deverá ser interditado para reformas de adaptações nos padrões olímpicos porque o COI vai fazer também suas exigências?
    Esse país dá "calafrios" na gente!!! Os dirigentes deste país, quero dizer.
    Copa é Copa, Olimpíadas são Olimpíadas, alguns vão querer argumentar. Mas isso eu não concordo! São ambas competições esportivas internacionais, desnecessário dizer que são as duas maiores! Onde está o Ministério dos Esportes? Qual é a função dele neste momento se foram dados plenos poderes ao presidente da CBF? Onde está o COB que não se manifesta? Por que ninguém associou a infra-estrutura da Copa de 2014 com as Olimpíadas de 2016? Como diz a letra de Adoniran Barbosa na música "trem das onze": - "além disso, (...) tem outra coisa"... Copa do mundo não é só estádio, assim como Olimpíadas também não são! Muitas outras "dependências" são necessárias, como centros de treinamentos, alojamentos, vilas esportivas, etc. Por tudo isso, acho que é hora de dar "nomes aos bois".
    O Governo Federal não pode se eximir das responsabilidades de arcar com a infra-estrutura da Copa e das Olimpíadas, os estados e municípios tampouco. Dizer que não haverá dinheiro público é "mentira", "leviano" e "irresponsável" num momento desses, não só por ser um momento eleitoral mas, principalmente por ser um momento eleitoral.
    A CBF, que a essa altura já deveria se chamar CRTF (Confederação Ricardo Teixeira de Futebol), deveria ser responsabilizada pelas reformas e construções dos estádios, pelo enorme benefício que vai ter com a Copa sediada no Brasil, em arrecadações de bilheterias, patrocínios, direitos de exibição, e pela maior facilidade em mobilizar a iniciativa privada, usando a seleção brasileira, e por que não dizer o futebol brasileiro, em patrocínios e subsídios.
    O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) precisa entrar na briga agora se não quiser ficar de fora deste momento crucial para o esporte, caso contrário, vamos continuar ouvindo todo mundo dizer que o Brasil não investe em esporte olímpico, só em futebol e outras décadas passarão sem mudanças nesse sentido.
    O ministério dos Esportes tem de ter mais VOZ ATIVA já ou então teria sido melhor nem ter se criado esse ministério. 
    Enfim, você já percebeu que vimos só o primeiro capítulo da novela...
    Levante essa bandeira, meu amigo! O Brasil é sede de Copa e de Olimpíadas, os investimentos podem ser planejados em conjunto. O esporte ganha e o Brasil também!
     Sabe de uma outra coisa? Eu tô sentindo que o tal piritubão vai ser o novo estádio do CORINTHIANS!
    É sério!
    O Palmeiras tem o Parque Antártica... O São Paulo tem o Morumbi... O Santos tem a Vila Belmiro (e nem faria sentido ter estádio na Capital)... Só o Corinthians não tem estádio... Justo a maior torcida de São Paulo... hmmmmmmm.
    Vai se repetir a história. O Morumbi foi "passado" para o São Paulo F.C. sob alegações de dificuldades de gerenciamento pelo poder público e agora, se isso acontece com o Piritubão... Será "vendido" para o Corinthians, provavelmente, depois da copa. É o que eu acho." 

escrito por Bueno Ferraz.
Enviado do meu IPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário