quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vamos acabar com a tristeza na tv aos domingos??

Fantástico, Gugu e Domingo Espetacular me deixam em Pânico na TV. Me perdoe o trocadilho. A semana de trabalho é dura, por vezes exaustiva. A gente não vê a hora de chegar o fim de semana pra descansar, comer bem, ver os amigos e se divertir. Afinal, a alegria ajuda a limpar a mente, relaxar o corpo e lavar a alma. Mas se você liga a televisão aberta no fim de tarde, início da noite, pronto. É só tristreza, problemas e violência no ar. Cenas que remetem imediatamente ao seu dia a dia e não deixam a mente relaxar. O Domingo Espetacular, da Record, descambou para matérias tensas, sobre tráfico, crimes, e está deixando de lado o formato inicial leve e alternativo.

O Programa do Gugu, que vem na sequência, consegue transformar em tristeza e choro, a alegria das pessoas que recebem casas novinhas em folha. O engraçado é que a versão original do programa, na tv a cabo, é alegre, pra cima, exatamente como faz o Luciano Hulk no sábado com o quadro "Lata velha" e outros de ajuda social. Emocionam, mas não deixam a gente triste. E o Fantástico? Esse se perdeu no tempo, na troca de apresentadores e na busca por um formato que agrade as pessoas nas noites de domingo. Acho que já perceberam que precisam de alegria pra subir o ibope. Colocaram sitcoms, comédias, no meio do programa, mas ainda dão boa parte do tempo para as catástrofes, enchentes, terremotos, e casos terríveis, como o drama da família Nardoni/Jatobá.

Depois de assistir essas coisas a gente vai dormir um trapo e começa a semana daquele jeito. É por essas e outras que programas humorísticos continuam firmes e fortes no ar durante a semana. E acho que deveriam migrar para o domingo também, quem sabe com repetecos. Eu confesso que não vou dormir sem assistir o Pânico na TV. Sei que é um besteirol, que no meio jornalístico as pessoas criticam quem assiste, que alguns quadros são violentos e politicamente incorretos.... Mas a gente passa duas horas e meia da noite do domingo com o sorriso na boca com tanta beleza, bobagem, imbecilidade e idiotice, como queira. O mago dos domingos, Silvio Santos, sabe há décadas que o brasileiro precisa de alegria. Tanto que ressuscitou os alienados "Qual é a Musica?", "Topa Tudo por Dinheiro", "Show de Calouros", com nova roupagem, pra brigar com o chororô do Gugu na Record. E o patrão está conseguindo empatar e até vencer o ex-funcionário do SBT. Segundo a coluna “Sem Intervalo” do jornal “O Estado de São Paulo” de hoje, Gugu perdeu 45 minutos nas últimas duas semanas, para não competir com o “Pânico” e o “Programa Silvio Santos”, que fazem besteirol na tv. A aposta da produção da Record para alavancar a audiência, o quadro “Gugu Bate à sua Porta”, que custa R$ 1 milhão à emissora, derrubou o ibope do programa de 8 para 5 pontos.
Ou os diretores de tv caem na real, que o povo quer e precisa se divertir nas noites de domingo, ou vão continuar rasgando dinheiro. Lembro como era gostoso ir dormir depois do Sai de Baixo, na Globo. E da época do Fantástico com o "homem de plástico", matérias científicas em busca de curas, os clipes com cantores brasileiros e estrangeiros, as piadas do Chico Anísio, a zebrinha da loteria. Culparam a antiga música de encerrramento do Fantástico, mas a depressão e tristeza das noites do domingo vieram do conteúdo dos programas, não da trilha. Talvez eu defenda tanta diversão e pouca informação no domingo, porque minha vida é ler, ouvir e assistir notícia 18 horas por dia. O resto do tempo eu durmo, e quero ser feliz. E você, quer assistir o que na tv aberta aos domingos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário