terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília uma adolescente de 50 anos

Logo este ano, em que Brasília completa 50 anos, eu não fui para as ruas fazer reportagens para homenagear a cidade que me abraçou, como fiz desde 2005, quando cheguei aqui. Confesso que não me sinto bem apenas como telespectador dessa festa. Claro que é bacana estar na bancada, dar cara para um telejornal, chamar as reportagens dos colegas... Mas ainda assim falta o seu toque, o seu jeito de conduzir uma linha de raciocínio pra homenagear quem você gosta. E eu realmente gosto de Brasília.  Meu amigo Júlio Mosquéra, da TV Globo, contemporâneo de TV Manchete, fez uma reportagem hoje no Jornal Nacional que me chamou a atenção pela simplicidade, pelo alto nível da produção, e pelo foco que deu na cidade, que é feita de pessoas comuns, não de políticos ricos, gananciosos e sem escrúpulos, como se vê diariamente na imprensa. Júlio falou do lado humano de Brasília, que as emissoras não mostram em rede nacional: o céu que é lindo, as frutas que estão ao alcance de todos nas ruas, a segurança para as crianças brincarem nas quadras, o ar quase puro, a qualidade de vida de uma cidade cuidadosamente projetada e planejada. Veja aqui. Um dia antes foi a vez do Marcelo Canelas, também da Globo fazer uma reportagem cheia de perguntas e respostas sobre mitos e verdades da capital. Veja aqui. Aliás, o Jornal Nacional, da Globo, mostrou seu verdadeiro poder de fogo nas matérias que apresentou nesta semana de aniversário da cinquentona.
Parabéns aos colegas e ao povo dessa terra, que nos acolheu. E um grande "fora" aos políticos safados que conseguiram manchar o que seria uma grande comemoração de 50 anos. É importante lembrar que eles passam, vão embora, e a cidade continua pulsando.

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem do Júlio..me fez lembrar da minha infância brincando embaixo dos prédios, de quando subiu na árvores para pegar manga e do por quê Brasília é tão maravilhosa!
    Parabéns a nossa cidade!

    ResponderExcluir