segunda-feira, 26 de abril de 2010

Harmonizar vinho e comida: que arte deliciosa !

Você chega para o encontro e é recepcionado com um delicioso espumante, suavemente gelado. Conhece as pessoas que vão dividir a mesa durante o jantar num rápido bate-papo. E quando menos espera, chega o primeiro prato: camarões grelhados com endíveas braseadas. Ele sozinho já é um escândalo de olhar e de comer. E vem servido com um vinho branco Viniterra Viogniere 2008, que multiplica o sabor na sua boca. É a chamada "harmonização" perfeita entre um prato e um vinho.

Assim começou nossa noite no 2o. Encontro do Clube do Vinho, sábado, no Espaço Gourmet do restaurante La Gioconda, na 102 Sul, aqui em Brasília.  E digo começou porque o encontro teve harmonização de 4 pratos e vinhos diferentes, entre eles um ragú de linguiça com polenta cremosa, que só não lambi o prato porque tinha que fazer a linha chique. Que delícia, veja:

O prato foi servido com um vinho Arte Tinto Cabernet Sauvignon, Merllot & Cabernet Franc 2008, da Casa Valduga, que conseguiu deixar o encontro da polenta com o molho de linguiças ainda melhor. Dá água a boca só de lembrar para contar aqui.

No fim do encontro, já meio alegre depois de experimentar ao todo 6 vinhos diferentes, - umas 12 taças no total - tive que dar meus parabéns ao Chef Emerson, que preparou todos os pratos, alí, na nossa frente,  durante todo encontro, com uma alegria contagiante. E agradecer também ao Rodrigo Leitão, jornalista apaixonado por vinhos e boa comida, que trabalha comigo na Band, e que organizou o encontro com maestria e nos convidou. Que noite bacana Rodrigão! Aguardo convite para o próximo! Sobre esse vinho abaixo, o último servido, confesso: nem lembro: estava pra lá de Bagdá.... kkkkkkk. Tim tim!

2 comentários:

  1. Sem comentários,é muita covardia.Isto não se faz ,nem com inimigos,imagine com os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Soninha. É uma homenagem aos idealizadores do encontro. Desculpe a água na boca... (rs) bjs

    ResponderExcluir