terça-feira, 2 de agosto de 2011

Descoberto super anticorpo ataca todos os tipos de virus da gripe


Cientistas do Reino Unido e da Suiça anunciaram a descoberta de um super anticorpo, capaz de levar a uma vacina contra todos os tipos de vírus da gripe A, gripe suína, que causam doenças em humanos e animais. É o FI6.
Identificado em um paciente humano ele neutraliza dois grupos principais de vírus da gripe A.
Embora esse seja um passo inicial, é um dos mais importantes para desenvolver uma vacina universal contra a gripe.
Atualmente, os fabricantes de vacina tem que mudar as formulações de suas injeções contra a gripe todos os anos, para se certificar de que elas protegem contra as cepas do vírus em circulação, que mudam.
No estudo, publicado na revista Science, os pesquisadores explicam que, quando alguém é infectado com o vírus da gripe, os seus anticorpos têm como alvo a proteína hemaglutinina do vírus. Como essa proteína evolui rapidamente, existem atualmente 16 diferentes subtipos da gripe A, que formam dois grupos principais.
Os seres humanos costumam produzir anticorpos para um subtipo específico, e novas vacinas são feitas a cada ano para coincidir com estas cepas.
Quando os cientistas identificaram o FI6, o injetaram em camundongos e furões e descobriram que o anticorpo protegeu os animais contra a infecção causada pelos dois grandes grupos de vírus da gripe A.
O F16 é o primeiro e único anticorpo que tem como alvo todos os subtipos conhecidos do vírus da gripe A, portanto representa uma importante opção de tratamento.
Detalhes na Reuters e Hype Science.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG RINALDO.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. www.reginalemos.blogspot.com

    Eu também só publico coisas boas...

    beijo

    ResponderExcluir