sexta-feira, 1 de julho de 2011

Emoção para cegos: Teatro dos Sentidos completa hoje 14 anos de sensibilidade


Imagine-se com os olhos vendados, durante uma peça de teatro, tentando entender a história contada no palco pelos atores...


Não. Não precisa mais imaginar. O "Teatro dos Sentidos" faz isso há 14 anos.
Leva a emoção do teatro para pessoas que tem deficiência visual.
Como? Os atores provocam os sentidos da platéia cega. Usam o tato, o olfato, o paladar, a audição, e a emoção para contar as histórias e aguçar a imaginação.
Enquanto ouve o texto, o deficiente começa a sentir o cheiro de algo que é falado, o vento da floresta feito com ventilador, o gosto do chocolate que o personagem deu para a pretendente, o barulho do trem que levou embora o amor da donzela...
E mesmo sem a visão, o espectador experimenta detalhes e sensações para compreender totalmente a peça encenada. A fantasia estilumada por outros sentidos.
Entenda melhor nessa reportagem exibida na TV Globo, sobre a peça Pluft o Fantasminha, de Maria Clara Machado, que foi premiada na França.



O Teatro dos Sentidos nasceu de uma pesquisa da professora e diretora teatral Paula Wenke, que, em 1997, começou a montar os espetáculos com seus alunos na Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, e a adaptar os textos para estimular os outros sentidos dos cegos.
Um trabalho magnífico de sensibilidade e amor ao próximo, que completa hoje 14 anos de vida.
Parabéns galera!!! Vocês fazem a diferença!
Serviço:

contato: Vinício Aguiar
vaguiarfo2007@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário