terça-feira, 24 de maio de 2011

Bob Dylan, 70 anos de música e polêmicas




Essa eu vou ter que mostrar pra Lorena. A primeira música que ela aprendeu a tocar no violão, e que não parava de cantar este fim de smana, Knocking on Heaven´s Door, é de um cara que está completando hoje 70 anos de idade: Mr. Bob Dylan.


Batizado como Robert Allen Zimmerman, o artista é um símbolo da contracultura americana desde o início da década de 1960, quando seu repertório como cantor encontrou espaço nas reivindicações de uma sociedade que fervia pela Guerra do Vietnã enquanto se unia na luta pelos direitos civis.



É um dos músicos mais influentes da história, capaz de usar as letras para expiar seus próprios pecados e transformá-los em prosa, seja pela veia pop, rock, country ou folk, enquanto deixa escapar seus lamentos por essa garganta que pode parecer rouca por alguns momentos, mas sempre amaciada por sua inseparável gaita.




Seu primeiro disco, "Bob Dylan" (1962), foi seguido por outros como os imprescindíveis "The Freewheelin' Bob Dylan" (1963), "The Times They Are A-Changin" (1964), "Another Side of Bob Dylan" (1964), "Highway 61 Revisited" (1965) e "Blonde on Blonde" (1966), que continham hinos clássicos de protesto político.



No total, são 50 anos sobre os palcos, incluindo o que pisou em abril deste ano na China, em uma trajetória brilhante, com exceção de 1966, quando sofreu um grave acidente de moto que o levou a passar mais tempo com sua família. Detalhes na Folha.
Curta mais um pouco de Bob Dylan aqui em trechos de apresentações ao vivo... É puro show!

Nenhum comentário:

Postar um comentário