quarta-feira, 6 de abril de 2011

A verdade é boa notícia: PF confirma que o mensalão do PT existiu sim


Primeiro soubemos do mensalão do PT. Depois descobriu-se que ele nasceu do mensalão do PSDB mineiro. Aí arrebentou o mensalão do DEM do DF. Os partidos negam e fazem de tudo pra se limpar dessa lama.
Agora, a Polícia Federal, a pedido do ministro relator do processo do mensalão no STF, Joaquim Barbosa, fez investigações do caso do mensalão do PT, e as conclusões saíram na revista “Época” deste fim de semana.
Não só o esquema do valerioduto foi confirmado, como acabaram as dúvidas sobre um ponto relevante: foi, sim, desviado dinheiro público do Banco do Brasil, por meio da Visanet, empresa de cartões de crédito na qual o BB tinha participação.
Entre as novidades encontradas pela PF — numa atuação à altura de um organismo de Estado, como deve ser, e não do governo de turno — está o elo entre pessoa do círculo de amizades do ex-presidente Lula, o segurança Freud Godoy, e o valerioduto. Ele recebeu do esquema R$ 98 mil, por serviços de segurança prestados a Lula na campanha de 2002 e na fase de transição para a posse.
Fechou-se mais um circuito entre a cúpula lulopetista e o esquema. Pelas 332 páginas do relatório da PF desfilam, entre muitos outros, o atual ministro Fernando Pimental — ajudado na campanha de 2004 em BH —, o indefectível senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o empresário Daniel Dantas. Aparece até o tucano Pimenta da Veiga, remunerado por serviços advocatícios.
A investigação não será anexada ao processo, pois reabriria todos os prazos, para satisfação dos mensaleiros. Mas pode justificar novas denúncias. E deve tornar menos factível a previsão de Delúbio Soares, mensaleiro, tesoureiro petista na época da operação de lavanderia financeira, de que tudo acabaria como uma “piada de salão”. Espera-se que não. Detalhes no editorial de O Globo, no blog do Noblat,
O que isso tem de boa notícia? A verdade, meu caro leitor. O Brasil não pode repetir cenas da ditadura, quando tudo era escondido, até os mortos políticos, que iam para valas comuns. Esse assunto tem que vir às claras. Todos tem que ser julgados e, se condenados, pagar pelo que fizeram.
O mensalão do PT foi denunciado, em 2005, por um de seus beneficiários, o petebista fluminense Roberto Jefferson. O escândalo deu luzes ao lobista mineiro Marcos Valério, que azeitava a bancada governista no Congresso e financiava campanhas de aliados, ao marqueteiro da campanha de 2002, Duda Mendonça, de que recebeu pelos serviços prestados em dinheiro ilegal, no exterior, ao ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que foi cassado pela Câmara dos Deputados, assim como o denunciante Roberto Jefferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário