terça-feira, 5 de abril de 2011

Cegueira: células-tronco conseguem recuperar retina atingida por degeneração macular


A cura para a cegueira, provocada pela degeneração da mácula, pode estar próxima. Pela primeira vez, um estudo mostrou ser possível regenerar as estruturas danificadas pela idade, a partir de células-tronco adultas.
Principal causa de deficiência visual e de cegueira em todo o mundo, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) tem duas formas predominantes: seca e úmida. A primeira é a mais comum, responde por quase 90% dos casos. A doença destrói gradualmente a visão central, necessária para visualizar objetos de forma clara e executar tarefas cotidianas, como ler e dirigir. O avanço ocorre com a morte do epitélio pigmentar da retina, camada escura que alimenta as células do olho.
Embora alguns tratamentos possam ajudar a retardar sua progressão, não há cura para o mal.
A descoberta de que células-tronco pluripotentes induzidas (Hips) são capazes de regenerar o epitélio abre caminho para novas terapias, que utilizem células-tronco do próprio paciente na fabricação de um novo tecido para os olhos.
A pesquisa, Publicada no jornal especializado Stem Cells, é do Centro Médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Detalhes no Correio Braziliense.

Um comentário:

  1. tenho um amigo de 50 anos,ele poderia fazer este tratamento,e onde posso ter mais informaçoes de valores ou alguma outr informaçao,ele ja esta com problema no outro olho tb desde ja agradeço erilsonnovaes@hotmail.com

    ResponderExcluir