segunda-feira, 14 de março de 2011

Momento protesto: Fantástico revela safadeza dos radares e lombadas eletrônicas

Fraude nas multas. Licitações armadas. Comissões de até 50%. O Fantástico de ontem fez uma denúncia que "acaba" com indústria das lombadas eletrônicas e radares, também conhecidos como pardais. O programa revelou, em gravações feitas com câmera escondida, toda a corrupção que há atrás desses aparelhos: eles são totalmente manipuláveis, ou seja, as empresas fabricantes dão aos responsáveis nos municípios o poder de anular as multas de quem eles quiserem.
Além de não serem confiáveis, existe uma negociação fraudulenta entre essas empresas e as prefeituras. Há pagamento de propina, de 5 a 50 %, e negociatas, para que elas vençam concorrências públicas totalmente armadas na hora da negociação.
O dinheiro das multas chega a ser dividido com a empresas, quando deveria ser aplicado na educação de trânsito,  segundo a lei.
As fraudes foram constatadas nos estados do RS, PR, SP e RJ.
A máfia das lombadas e radares eletrônicos fatura R$ 2 bilhões por ano.
A Polícia Federal, a Justiça, o Governo Federal e Congresso Nacional não podem ficar calados depois dessa reportagem. E os motoristas tem se organizar pra acabar com essa indústria da multa: protestos, faixas, gritos.. qualquer coisa pra retirar esses pardais fraudulentos das ruas.
Reveja a reportagem reveladora do Fantástico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário