quinta-feira, 3 de março de 2011

MG, GO e DF vão unir forças para salvar a área pobre e violenta do Entorno de Brasília


Mapa da área pobre e violenta do Entorno do DF
Depois da regão metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Brasil poderá ter em breve sua primeira Área Metropolitana Interfederativa, ou seja, que envolve vários estados. Governos e entidades de Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal estão prestes a se unir para tentar resolver os problemas graves da cidades do entorno de Brasília, como o crescimento desordenado, a ausência de planejamento, as drogas, a falta de transporte, emprego, habitação, policiamento, educação e pricipalmente saúde, que é desumana.
A proposta de criar a Área Metropolitana Interfederativa é do Grupo de Trabalho Intergovernamental, que será criado, ainda este mês, por decreto, pela presidente Dilma Rousseff.
O Grupo, que se reuniu em um seminário esta semana aqui na capital, com representes dos governos estaduis, municipais, federal e do DF, quer buscar saidas para os gargalos do Entorno de Brasília e criar uma política permanente e concreta para as cidades da regiao metropolitana, onde se criou um bolsão crescente de pobreza, desde a inauguração da capital federal.
Vamos torcer que as idéias, a serem apresentadas, saiam logo do papel. E que a ajuda do governo federal comece a mudar a realidade triste dos moradores do entorno de Brasília.
Mais detalhes com Julio Miragaya, técnico e diretor de gestão da Codeplan, Companhia de Planejamento do DF, responsável pelo seminário.

3 comentários:

  1. Bem, o distrito federal e o Estado do Goiás durante décadas foram omissos com a RIDE. Qual a razão desta mudança, agora? Bondade, presteza, vontade de ver o próximo progredindo? Não, há pobreza, a desigualdade social, a criminalidade, deixaram de ser lucrativas, do ponto de vista politico e se tornaram uma ameaça a ascenção do Distrito Federal. Os moradores do entorno superlotam os hospitais candangos, as escolas, as vias, o mercado de trabalho. Distrito federal esta saturado de pessoas do entorno, parte da criminalidade do entorno migrou para a capital: furtos, roubos,a ssassinatos. Bem, sabe-se que haverá mudanças, o triste é saber que elas poderiam ter ocorrido antes e saber que elas não vieram por vontade de ver as pessoas tendo vidas melhores.

    É a vida, vivão é videndo!

    ResponderExcluir
  2. Júlia Lima14/3/11 11:12

    Finalmente os gestores públicos resolveram olhar nossa região!
    Moro no entorno há 17 anos e sempre o vi ser negligenciado pelo governo do Estado de Goiás e pelos prefeitos que administram seus municípios. O Distrito Federal, por mais importância que tenha dado em alguns momentos, nunca havia se preocupado verdadeiramente conosco. Porém, agora temos tanto GDF e governo federal percebendo nossa existência.
    Espero que este GTI não fique apenas no papel.

    Obrigada Rinaldo por divulgar em seu blog assuntos relacionados ao entorno.

    ResponderExcluir
  3. Sou eu quem agradece sua visita aqui Júlia, e a do Marconi. Esse blog é pra dar boas notícias. Assim que tudo isso sair do papel e começar a ajudar efetivamente a população do Entorno, me avise pra gente falar de novo aqui... abçs e obrigado

    ResponderExcluir