sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lição de democracia no Egito: o povo derruba o ditador Mubarak, depois de 30 anos no poder


Os egipcios, que agora festejam nas ruas do Cairo e outras cidades, deram ao mundo uma lição de democracia. Unidos, concentrados nas ruas durante quase 3 semanas, jogando paus e pedras, eles obrigaram o ditador Hosni Mubarak a renunciar ao poder, depois de 30 anos de ditadura.
A notícia é fantástica. O fato é histórico. O povo egípcio é valente e merece nossa reverência.
Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou à presidência do Egito hoje. O anúncio foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército. O governo dele estava sendo contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares. Infelizmente 300 pessoas tiveram que morrer e outras 5 mil ficaram feridas para libertar o Egito. Detalhes no G1 e na BBC.

E há notícias de que essa libertação na região é apenas o começo. Já há uma manifestação como a dos egípcios, prevista para a semana que vem na Armênia, que vive o mesmo problema.
E o brasileiro tem muito a aprender com essa lição egipcia. Temos que aprender a dizer não, protestar, e mudar o rumo de histórias que não aceitamos. Falo desde o aumento salarial absurdo dos políticos, até a situação insuportável da saúde pública e da falta de segurança no Brasil. Vamos acordar, meus amigos, ir para as ruas, protestar e mostrar que é o povo que manda em um governo democrátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário