quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia de Iemanjá: festas nas praias


No centro do Rio de Janeiro, na Bahia da Guanabara, na Bahia de todos os santos, praias lotadas. O dia de Iemanjá, é comemorado hoje, 2 de fevereiro, em todo o Brasil, inlcuisve onde não tem praia, como aqui em Brasília. A rainha do mar foi lembrada com cortejo realizado da Cinelândia até a Praça XV, no RJ. Com homenagem no RS. Com lavagens na BA. E procissão em Santos, SP.
O nome Iemajá Iemanjá tem 7 carácteres. Sua origem vem do africano. Significa mãe das águas.
Os filhos de IEMANJÁ são quase sempre sensíveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade. São metódicos, aceitam com revolta seu destino, sentem fascinação por tudo que seja oculto.Via de regra são de estatura forte, são amáveis, porém vingativos. Tendência a mais de um casamento. Sua revolta intensa é comparada as ondas do mar. Num constante vai e vem por toda a vida. Seus filhos sentem-se donos da verdade, passam a aparência de calmos, polidos, meigos, humildes, mas no fundo são muito arrogantes, e você não sabe o que na realidade estão pensando. O aspecto físico é marcado pelo corpo e a ossadura grande, ancas largas, seios generosos. Calmos, sérios, cheios de aparente dignidade, sensual, fascinantes.
Esposa e mãe fiel, eficiente, enérgica, mas ciumenta, possessivas, são muito mais mãe do que esposa, bastante independente em relação aos homens, maridos, amantes, ou pai. Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças que podem até nem ser delas do que dando a luz inúmeros rebentos.
Fechados, tranqüilos, doces, pacientes, prestativos, mas quando se enfurecem...
Sinceros. Parecem estar sempre julgando, dão a impressão de falar só por boas maneiras, por obrigação.
Quando dão uma pancada é como a pancada do mar: A pessoa nunca sabe onde vai arrebentar.
Não gostam de anarquias, brigas.
Personalidade forte. É sereia.

Iemanjá, a grande mãe, o oceano que origina tudo.
De seu ventre saíram todos os Orixás, dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra. Como toda matriarca, é benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astúcia que pela força.
Iemanjá é a imperatriz fecunda e resoluta totalmente aberta a criatividade.
Deusa da nação Egbá, nação Iorubá, onde existe o rio IEMANJÁ. A umbanda por influência do sincretismo, promoveu IEMANJÁ como nova entidade, criação puramente brasileira. Moralizada como mãe de todos os orixás, assimilando-a com Nossa Senhora, mãe de Deus. Nela ficam condensadas as características das diversas entidades femininas.
Detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário