quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Médicos anunciam ter curado leucemia com células-tronco

A boa nova vem de Berlim, na Alemanha. Acaba de sair na agência EFE.
Médicos dizem ter curado pela primeira vez, e completamente, a leucemia linfoblástica. Eles fizeram um transplante de células-tronco do cordão umbilical da paciente, que tem 9 anos de idade, com sucesso. Os dados foram divulgados nesta hoje pelo banco de cordões umbilicais alemão Vita 34. A empresa foi fundada em 1997 por médicos da cidade germânica de Leipzig.
A nota da EFE, não tem mais detalhes, mas de qualquer forma é uma excelente notícia para o mundo científico e para familiares e amigos de pacientes que tem leucemia.
A leucemia é um tipo de câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. A doença começa na medula óssea, a fábrica do sangue, e se espalha para outras partes do corpo. Leucemia foi a causa da morte do escrito José Saramago em Junho, na Espanha. Aqui no Brasil a atriz Drica Moraes teve a doença e se recupera bem depois de um transplantes de medula óssea. Veja a entrevista que ela deu recentemente ao Fantástico.

2 comentários:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  2. Conte sempre com esse blog. Vamos divulgar sim. abçs

    ResponderExcluir