quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A fome no mundo cai pela primeira vez

Números da ONU mostram que caiu em 98 milhões o número famintos no mundo. Em 2009 o mundo tinha 1 bilhão e 23 milhões de pessoas famintas crônicas, ou seja, que não tem absolutamente nada pra comer. Este ano caiu para 925 milhões. Ainda é muita gente. Está longe de ser uma boa notícia. Mas tem que ser registrada como um avanço, um passo pra tentar resolver esse drama causado pela insensatez dos ladrões do dinheiro público e alguns governantes, que insistem em gastar em guerras. A fome é muito mais urgente que isso, meus caros!
O Brasil não gasta com guerra, mas consome bilhões com a corrupção e na construção de prédios públicos, cuja necessidade é questionável, já que a informatização aos poucos está acabando com a papelada que entope salas de arquivos. Basta vir a Brasília pra ver os prédios faraônicos do TST e do TSE levantados, ao lado do STJ. Se as construções fizessem ao menos a justiça andar mais rápido... mas nem isso!
E voltando à fome, podem falar o que quiser do governo Lula. Mas o fato é que o número de subnutridos caiu de 16,3 milhões para 12,1 milhões entre 2005 e 2007. Matéria da BBC e do Estadão mostra que pelo segundo ano consecutivo o Brasil lidera o ranking de combate à fome. O levantamento é da ONG ActionAid, que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza, graças ao Fome Zero e ao Bolsa Família. Assistencialismo barato? A oposição pode chamar como quiser. O problema é que poderia ter diminuido a fome no Brasil quando esteve no poder e não diminiu, principalmente nessa proporção.
Em tempo: não sou do PT, nem partidário, nem defini meu voto ainda. Apenas torço por um país melhor, mais justo e bem alimentado.

2 comentários:

  1. É lamentável que se produzindo tanto , batendo recordes de colheitas , ainda haja tantos miseráveis famintos no Brasil. Se faz urgetemente necessário uma conscientização dos governantes para mudar os panoramas nacional e mundial. E isso pode começar no dia 03 de outubro com nosso voto. Caso contrário , ainda continuaremos a presenciar bilhões sendo gastos com armamentos bélicos e construções suntuosas para o exercício de podres poderes.

    ResponderExcluir
  2. Tá falado e registrado!!! Tks. abçs

    ResponderExcluir