segunda-feira, 31 de maio de 2010

Noite à italiana: harmonização dos deuses




Amigo (a), sinto muito, mas vou ter que te deixar com água na boca. Fui neste sábado ao terceiro encontro do Clube do Vinho, uma confraria que reune 18 pessoas, uma vez por mes para hamonizar pratos deliciosos com vinhos inesquecíveis. Foi minha segunda visita. Este mes brindamos as comidas e bebidas da Itália, especialmente escolhidas e preparadas pelo chef Emerson Mantovani, simpatia em pessoa. Me permita não seguir a ordem do cardápio e ir direto ao prato da foto acima: o Polpetonne di Mortadela, com recheio de parmesão, pistache e servido com Risoto milanês. Sentir os pedacinhos de pistache no meio da carne é incrível. Tem que repetir pra acreditar.Veja a receita aqui., ou no blog do chef Emerson.  Pra harmomizar, um vinho leve, mas não menos saboroso: o italiano Poggio Bidini Nero D’Avola IGT 2005, produzido na Sicília, na província de Raguso.
Outro prato que deu água na boca, e eu comia lentamente para saborear cada de detalhe e demorar mais pra acabar, foi o Penne com pedaços de melão e presunto di Parma (foto abaixo). É impossível descrever a sensação, o sabor, do salgado do presunto com o adocicado do melão quase verde, portanto, ao dente. Agora imagine esse prato harmonizado com um vinho com aroma de mel? Isso mesmo: aroma de mel! É o Castel di Salve Rosso de Puglia, na Itália, feito com  uvaSangiovese.
Claro que toda essa festa começou com entrada bacana, com um Quinteto de Bruschettas, harmonizadas com um espumante igualmente italiano: o Diamante Brut, da Casa Bella, vinícola da cidade de Piacienza.
Mas foi o granfinale que deu vontade de roubar do vizinho: o Tiramisu, uma sobremesa clássica italiana, que apesar de ser paulistano "da gema" eu nunca havia experimentado. É uma torta doce, gelada, feita com biscoito champanhe, queijo mascarpone, creme de leite, biscoito chamapgne, chocolate amargo e um leve toque de pó de café por cima. Ma-ra-vi-lho-sa. E foi harmonizada com o Frisante italiano branco suave da Casa Bella Malvasia, safra 2007, que só de pensar dá vontade de beber de novo. Que noite!
As fotos são do Barett, meu vinzinho de cadeira, apaixonado por vinhos. A organização do evento, no Espaço Gourmet do La Gioconda, na 102 Sul, foi do Rodrigo Leitão. Aliás, no blog do Leitão, Gourmet Brasília há vários outros detalhes para especialistas em vinho como ele. Eu sou apenas um bom garfo. Um iniciante em vinhos que anda muito bem acompanhando. Tutti bona gente! Grazie pelo convite galera e até o próximo. Ah, dessa vez cheguei direitinho em casa. (rs)
 

3 comentários:

  1. Gabi Mendes31/5/10 16:07

    Nossa, menino, crueldade ler esse post. Deu muitaa água na boca! rsrsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/6/10 08:52

    De fato descobrir a magia dos sabores de um bom vinho é maravilhoso, mas sem a companhia de bons amigos essa experiência não seria a mesma. Não conheço o grupo, mas tomando como referencia a sua pessoa, tenho a certeza que o encontro foi espetacular. Parabéns e um grande abraço!!! Charles Lindberg

    ResponderExcluir
  3. Charles vou te avisar da próxima. Mas é lance rápido a resposta. Como só cabem 18 pessoas, quando o Leitão faz a chamada lota em menos de 2 dias. Vai ser uma honra ter vc na mesa chapando com a gente... kkk abçs, meu amigo.

    ResponderExcluir