quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rapper surdo é sucesso internacional

A primeira coisa que se pensa é: como um músico surdo pode cantar no tom, sem ouvir os instrumentos nem a melodia? E como pode dançar, sem ouvir o compasso e sem sair do ritmo? Mas a natureza humana é fantástica nas suas compensações. Em vez de ouvir, os surdos podem "sentir" as batidas da música na pele. Eu acabo de receber um e-mail, do Gustavo Richter, um grande e querido amigo do peito que é surdo. Ele me apresentou a história sensacional de superação e sucesso de Marko Vuoriheimo, um rapaz de 30 anos da Finlândia conhecido como Signmark. Ele nasceu surdo, mas sempre gostou de traduzir a letra das músicas dos videoclips para a linguagem de sinais. Um dia resolveu que seria cantor, mas foi desencorajado por um professor. Só que o "não" deu mais força pra ele correr atrás do sonho quase impossível.
Em 2004 Signmark, que nunca tinha ouvido uma nota musical, decidiu cantar rap em seu idioma materno, a língua dos sinais filandesa. Criou um grupo junto com dois amigos que com podem escutar: Kim e Heka. Eles compõem as músicas e cantam em finlandês. Signmark "rapeia" com as mãos ao ritmo das vibrações sonoras. Em 2006 gravaram o primeiro CD com o próprio dinheiro. O investimento deu certo. Começaram a ser chamados para se apresentar na França, Estados Unidos, Japão e Espanha. O sucesso veio em 2007. "O show em Madri em 2007 foi incrível. O público tentava subir no palco para tirar fotos conosco. Queriam até nos tocar", lembra o artista.
Hoje, Signmark abandonou as aulas de professor de língua de sinais na universidade de Helsinque. Ele vive da música e ajuda pessoas, que são surdas como ele, fazendo conferências sobre os direitos dos deficientes auditivos.
Gostou da história? Então Veja e ouça aqui "Smells Like Victory". Muito legal. Signmark é o primeiro deficiente auditivo do mundo a conseguir contrato com uma gravadora internacional. No final a música fala ele tira uma onda com os músicos comuns e diz: "Então solte-se. Você parece um pouco tenso, certo? Talvez porque um surdo veio e roubou o seu holofote!" O grupo tem um site bacana. Visite. Emocione-se como eu e veja lembre que as pedras no meio do caminho são pra gente retirar ou passar por cima delas. Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário