quinta-feira, 5 de maio de 2011

STF decide por unanimidade: casais gays tem mesmos direitos dos heterossexuais


O julgameto histórico demorou dois dias e  o STF mostrou que está à frente dos preconceitos da sociedade e da igreja.
Por 10 a 0, reconheceu a união homoafetiva, ou seja, decidiu que os casais gays tem sim os mesmos direitos dos heterossexuais, como partilha de bens, pensão alimentícia, plano de saúde, herança e o direito de adotar filhos. Só não poderão se casar no civil e no religioso.
Mas o que mais impressionou, pra quem pode assistir o julgamento, foram as frases dos ministros do Supremo, que se mostraram próximos da realidade e do sofrimento da população gay.
Veja:

"Nada é mais íntimo e privado do que a prática da própria sexualidade". "Pertencer ao sexo masculino ou feminino é apenas um fato que se inscreve nas tramas do imponderável, do incognoscível, da química da própria natureza"

(Carlos Ayres Brito, ministro relator)

"Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes"
(Ellen Gracie)

"Hoje o povo brasileiro vence a guerra mundial contra o preconceito."
(Marco Aurélio)
"O limbo jurídico inequivocamente contribui para que haja um quadro de maior discriminação talvez contribua até mesmo para as práticas violentas de que temos noticia. É dever do estado de proteção e é dever da Corte Constitucional dar essa proteção se, de alguma forma, ela não foi engendrada ou concedida pelo órgão competente"
(Gilmar Mendes)

"Por que o homossexual não pode constituir uma família? Por força de duas questões que são abominadas pela Constituição: a intolerância e o preconceito.
"A união homoafetiva é um dado da vida, é uma realidade social".
(Luiz Fux)

"O reconhecimento hoje, pelo Tribunal, desses direitos, responde a pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida. O Tribunal lhes restitui o respeito que merecem, reconhece seus direitos, restaura sua dignidade, afirma sua identidade e restaura a sua liberdade"
(Ellen Gracie)

E assim, venceu o bom senso.
Mesmo assim, ouvi hoje de um colega jornalista, que ele só é contra casais homossexuais adotarem crianças.
Pra ele e pra quem pensa assim, vão aqui duas explicações básicas que li recentemente e são pontuais:
  • homossexual gosta do mesmo sexo. Quem come criancinha é pedófilo.
  • Conviver em família gay não torna a criança homossexual ,por ver os 2 pais juntos. Se fosse assim, famílias formadas por pai e mãe não teriam filhos gays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário