quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em novela, filho do ex-presidente Jango pede ajuda do MP para exumar corpo do pai


Muita gente ainda não se atentou para a novela Amor e Revolução, do SBT, que mistura paixões, tortura e guerrilha para contar, com coragem e ousadia, como foram os anos de chumbo no Brasil.
Todo capítulo termina com depoimento verídico, de alguma personalidade que viveu aquela época difícil da história brasileira. Ja falaram José Dirceu, Waldyr Pires, entre outros.
Mas o capítulo desta segunda-feira merece destaque: "Eu sou João Vicento Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em 1964, golpe este amplamente apoiado pelos setores conservadores das elites brasileiras, com apoio massiço e econômico do governo americano, dos Estados Unidos"...
Foi com essas palavra que o filho de Jango usou a novela para pedir ajuda para exumar o corpo do pai, e esclarecer seu possível assassinato: "Nós queremos que o Ministério Público autorize a exumação do corpo do presidente João Goulart porque nós temos a convicção, e os indícios necessários, de que Jango foi eliminado pela Operação Condor, e nós temos que esclarecer definitivamente o que a história do Brasil reservou ao seu ex-presidente."
Jango morreu oficialmente de ataque cardíaco, em dezembro de 1976 na Argentina, refugiado em sua fazenda, mas o filho acredita que tenha sido vítima de uma troca de remédios criminosa: "O problema da troca de medicamentos, nós temos certeza de que, através desse depoimento,- dado no livro do ex-embaixador Lincoln Gordon, citado abaixo -  foi feita a troca de 1 comprimido. Ele diz: nós temos que ir monitorando pra ver quando ele tomaria aquele e nós não poderiamos ter trocado vários pra ele tomar porque deixaria rastro."
Mas por que Jango teria sido morto na Argentina? João Vicente relembra: "A Triple A, que era a Aliança Anticomunista Argentina, veio a perseguir exilados que estavam na Argentina... e alí começaram uma espécie de mercosul do terror. Ali mataram o Gutierrez Guis, Selmar Miqueline, o presidente Torres. Eles montam a Operação Andréa que consistia em 10 venenos fundamentais para serem exportados para eliminar inimigos da América Latina."
O filho de Jango fala ainda em valores e diz quanto o governo americano teria desembolsado para financiar o golpe militar no Brasil:  "Pelas declarações do ex-embaixador Lincoln Gordon, hoje falecido, que em 2002 esteve no Brasil lançando seu livro, ele torna-se réu confesso no momento em que denuncia que usou 5 milhões, em verbas da CIA americana, para comprar parlamentares para derrubar o governo constitucional."
O que tem de bom essa notícia? A busca pela verdade usando um programa de massa, que é a telenovela, que agora além de entreter está informando o brasileiro sobre a história que não está nos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário