segunda-feira, 14 de março de 2011

Leite desnatado ajuda a diminuir a barriga e emagrecer



Essa é sensacional pra gente, que está querendo perder aquela "circunferência" na barriga, também conhecida como pneuzinho: Beber leite ajuda a queimar gordura por causa do cálcio, que o alimento tem em abundância. Também ajuda a recuperar os músculos, para quem malha, e ainda serve como isotônico. Você sabia? Então veja:
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, fez uma pesquisa com 50 pacientes obesos. Metade deles fez uma dieta com a dose recomendada de cálcio, 1 200 mg. O restante com uma quantidade inferior. No grupo em que a ingestão foi maior, houve perda de cerca de 3 cm de gordura abdominal a mais do que a do grupo que consumiu o mineral de forma insuficiente.

O endocrinologista Tiago Volpi, diretor da clínica Espaço Volpi, em São Paulo, explica: “Indivíduos que ingerem cálcio proveniente do leite e de seus derivados perdem 69% a mais de gordura corporal e 22% mais peso, se comparados aqueles que não consomem”.  É que o maior consumo de cálcio inibe a liberação de calcitrol, hormônio que estimula o armazenamento de gordura.
Uma dieta rica em laticínios também afeta o modo como as células adiposas trabalham. “Elas recebem uma mensagem para deixar de armazenar gordura e começar a queimá-la”, revela o medico.
Fonte de aminoácidos essenciais, a proteína do soro do leite também auxilia a recuperação muscular, o que é ótimo para quem malha.
O ideal para os adultos é beber 3 copos de leite desnatado por dia. Mas se você não gosta, pode comer derivados como queijo, iogurte e coalhada. “Um pote de iogurte mais duas fatias de queijo magro já somam as propriedades de 1 copo de leite”, compara Erika Suiter, nutricionista clínica do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
O leite também é praticamente um isotônico. Tem grande quantidade de aminoácidos e eletrólitos, nutrientes perdidos naturalmente com a transpiração. “Por isso ele pode fazer papel de repositor de líquido após atividades físicas”, diz o médico Tiago Volpi.
Mas nada de misturar com café. “Rico em substâncias bioativas, ou seja, que agem como estimulantes para o organismo, como a cafeína, o café interfere negativamente na absorção do cálcio presente no leite”, diz a nutricionista Jaqueline Bernardini. Portanto, de preferência beba leite desnatado puro.
Detalhes na revista Men´s Health.

Um comentário:

  1. Amore - vamos encher nossa dispensa de leite desnatado.

    ResponderExcluir