terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Imposto de renda: diminui a mordida para indenizações trabalhistas


A boa notícia, do leão manso, é para o trabalhador que teve rendimentos atípicos, como indenização trabalhista, pensões, ou aposentadorias que estavam atrasadas e vieram de uma vez só. Dinheiro que é reconhecido pela justiça, mas é pago tempos depois. O imposto desse benefício, que era cobrado de uma vez, agora será calculado como se o valor fosse pago em parcelas. Na prática, isso fará a alíquota do imposto cair, em muitos casos, de 27 e meio, para 7 e meio por cento. Na ponta do lápis, a mordida do leão poderá ser até 13 vezes menor.
Mas tanta bondade tem um motivo favorável ao governo. A Receita quer diminuir o número de declarações que caem na malha fina. Muita gente errava ao declarar esses benefícios ou nem declarava. A mudança vale para a declaração deste ano, que será entregue de primeiro de março a 29 de abril.

Um comentário:

  1. Legal, acho que veio tarde, mais antes tarde do que nunca. Muita gente pagou caro (27%), quando que em muitas vezes ficaria até isente se estes valores tivesse sido pago mes a mes. O governo sempre entrepretou a legislação tributária a seu favor. É a ganancia do fisco. Outras razões desse reconhecimento pela RF é que tem sofrido inúmeras condeções judicial neste sentido. Resta agora saber como colocar estes valores na declaração?

    ResponderExcluir