terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novo aparelho acaba com ruído da broca do dentista


zzzzzzzzzzzzzzzz... .Aquele barulho insuportável da broca do dentista, que causa medo e irritação, e afasta muitos pacientes, está com os dias contados. Pesquisadores britânicos acabam de criar um dispositivo, semelhante a um fone de ouvido, que transforma os ruídos ambientes. Em vez de ouvir o barulho da broca, o paciente ouve músicas e a voz do dentista.
O dispositivo funciona como um filtro eletrônico. Ele capta os sons do consultório do dentista por um microfone instalado perto da broca dental. Depois transforma o barulho em um sinal digital. Aí produz uma onda sonora invertida e neutraliza o sinal transmitido para o fone de ouvido.
Assim o ruído detestável desaparece, e no lugar, o paciente ainda ouve uma música bacana pra relaxar. Agora eles tentam negociar a fabricação da engenhoca em larga produção.O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King’s College. Detalhes na BBC.
Espero que a novidade chegue logo ao seu dentista e meu também. Alô Dr. Sílvio Arouca!!! (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário