domingo, 30 de janeiro de 2011

Carreta equipada transforma barro de enchentes em água potável


Uma empresa brasileira desenvolveu uma unidade móvel com tecnologia capaz de trasnformar água contaminada e barrenta, como a das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro, em água totalmente potável, ou seja, boa para beber. O caminhão com a unidade de tratamento de água foi desenvolvido pela empresa Perenne.A água transformada é tão pura que pode ser usada em procedimentos médicos, segundo o gerente da empresa, Daniel Brooke Peig.
A unidade móvel combina duas técnicas para purificar a água: a osmose inversa e a ultrafiltração. A ultrafiltração clarifica a água e a osmose inversa bombeia o líquido por membranas superpermeáveis, que retém sujeiras e também partículas de sais estramamente pequenas. Tudo é controlado por computador e o caminhão é capaz de produzir 10 mil litros de água potável por dia, suficiente para atender 5 mil pessoas.
A tecnologia da osmose inversa existte desde os anos 50. A novidade é que foi adaptada à unidade móvel e agora o tratamento pode ser levado até as áreas afetadas pela falta de água tratada, para ajudar a população com mais rapidez. Detalhes no Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário