segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Brasil terá sistema nacional de prevenção a desastres naturais

Depois das quase 700 mortes na região serrana do Rio de Janeiro,  por causa da chuva, a presidente Dilma Rousseff reuniu 4 de seus ministros e determinou que seja implantado no país um Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desesastres Naturais. O projeto inclui a compra e integração de radares para previsões climáticas mais exatas, levantamento geofísico, para localizar áreas de risco para vários tipos de desastres, e aquisição de equipamentos para calcular o volume de chuvas.

O custo do novo sistema, que deverá ficar pronto em 4 anos, ainda será avaliado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Mas, segundo o ministro Aloizio Mercadanteo, da Ciência e Tecnologia, as áreas mais críticas já são conhecidas e já deverão ser atendidas no próximo verão. Detalhes no R7.
Segundo levantamento preliminar do Ministério de Ciência e Tecnologia, há hoje 800 áreas de risco estimadas: 500 vulneráveis a deslizamentos e 300 a inundações. Nesses locais, vivem cerca de 5 milhões de pessoas. Ainda segundo a pasta, 58% dos desastres naturais são inundações e 11% são deslizamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário