terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Brasil bate novo recorde: criou 2,5 milhões de empregos em 2010

O balanço do governo federal mostra que nos 8 anos do governo Lula foram criados 15 milhões de novos empregos com carteira assinada em todo o Brasil. Para 2010, a meta do ministro Carlos Lupi era atingir os 2 milhões e meio, mas as tradicionais demissões do mês de dezembro atrapalharam as contas do governo.
O Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, apontava a criação de 2 milhões 544 mil empregos até novembro de 2010. Mas em dezembro o saldo foi negativo: 407 mil pessoas foram demitidas. E o saldo baixou para quase 2 milhões 137 mil vagas.Para alcançar a meta do ministro, o Caged mudou a metodologia e acrecentou mais 387 mil empregos, vagas criadas fora do prazo, que antes eram contabilizadas na Rais, e divulgadas em maio do ano seguinte. Assim, a conta fechou no recorde histórico de 2 milhões 524 mil novos empregos criados em 2010.
O ministro do trabalho negou que a mudança na metodologia do cálculo do Caged tenha sido uma maquiagem para cumprir a meta de 2 milhões e meio de novos empregos Carlos lupi disse que não houve manipulação, e que o governo divulgou agora os dados do ano passado, que sairiam depois. Ainda segundo o ministro, o recorde na criação de empregos foi um reflexo da retomada da economia, depois da crise de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário