quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil sobe 4 pontos no Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano. De acordo com o relatório, melhorou um pouco a vida da população brasileira. O país subiu para a posição de número 73, entre 160 países.  Mas ainda está muito longe dos cinco primeiros colocados: Noruega, Austrália Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. E distante também dos últimos colocados: Zimbábue, República Democrática do Congo, Níger, Mali e Burkina Faso.
O rendimento anual dos brasileiros é de US$ 10.607. A expectativa de vida 72,9 anos. A escolaridade é de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar é de 13,8 anos. Detalhes no G1.
O que barrou uma subida ainda maior do Brasil no IDH foi a educação . Aqui a taxa de evasão é de 24,4%,, ou,  um a cada quatro alunos abandona os estudos antes da conclusão. O índice de repetência passa dos 18%., desempenho inferior ao do Congo. A média de alunos por professor, 23, é pior do que o do Tadjiquistão. O nível de matrículas no ensino superior também é baixo: 30%, menos do que a Bolívia.
A desigualdade social também é muito grave. Quando o assunto é levando em conta, o Brasil perde 15 posições no ranking do IDH, com um desempenho pior do que o do Gabão e o Uzbequistão. Detalhes na Veja.
A presidente Dilma tem muito trabalho pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário