Mostrando postagens com marcador democracia egito ditador hosni mubarak renuncia ao poder. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador democracia egito ditador hosni mubarak renuncia ao poder. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lição de democracia no Egito: o povo derruba o ditador Mubarak, depois de 30 anos no poder


Os egipcios, que agora festejam nas ruas do Cairo e outras cidades, deram ao mundo uma lição de democracia. Unidos, concentrados nas ruas durante quase 3 semanas, jogando paus e pedras, eles obrigaram o ditador Hosni Mubarak a renunciar ao poder, depois de 30 anos de ditadura.
A notícia é fantástica. O fato é histórico. O povo egípcio é valente e merece nossa reverência.
Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou à presidência do Egito hoje. O anúncio foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército. O governo dele estava sendo contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares. Infelizmente 300 pessoas tiveram que morrer e outras 5 mil ficaram feridas para libertar o Egito. Detalhes no G1 e na BBC.

E há notícias de que essa libertação na região é apenas o começo. Já há uma manifestação como a dos egípcios, prevista para a semana que vem na Armênia, que vive o mesmo problema.
E o brasileiro tem muito a aprender com essa lição egipcia. Temos que aprender a dizer não, protestar, e mudar o rumo de histórias que não aceitamos. Falo desde o aumento salarial absurdo dos políticos, até a situação insuportável da saúde pública e da falta de segurança no Brasil. Vamos acordar, meus amigos, ir para as ruas, protestar e mostrar que é o povo que manda em um governo democrátrico.