Conta-se, que cada um dos três Reis Magos sai de sua localidade de origem para empreender a grande viagem. Eles seguem a estrela que os guia a Belém, para render homenagem ao Menino Jesus.
Baltazar, rei da Arábia, de cor negra, leva a mirra, representando o perfume suave e o sacrifício.
O rei Gaspar, de cor amarela, parte da Índia e leva o incenso, como alusão à sua divindade.
Melchior, rei da Pérsia, de cor clara, traz ouro ao Messias, simbolizando a nobreza.
Os três reis representam a união dos povos de toda cor e nação.
No dia 06 de janeiro chegam onde está Jesus, dia em que se comemora o dia de Reis.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses, é uma manifestação, uma festa de grupos que saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.
Nesta época, muita gente costuma fazer simpatiascomo se vestir branco, comer romã e colocar os caroços
dentro da carteira. Mas por porque comer Romã? Dizem que a fruta traz sorte e muita prosperidade. Mas também ajuda muito na saúde: previne o câncer, envelhecimento, osteoporose, menopausa, combate as acnes, clareia a pele e tem poder antibiótico. Veja:
- Romã Possui antocianidina, cianidinas, fitosestrógenos da isoflavona e 40% de ácido elágico. Ingerida na forma de suco ou chá, age na prevenção de doenças como o câncer. O ácido elágico auxilia na redução do tumor, induz as células cancerígenas a apoptose (morte celular) e evita o aparecimento de células cancerosas.
- Tem potente ação antioxidante que protege a membrana e o DNA dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoc.
- Tem ação antimicrobiana, que auxilia no combate à acne, e atua também como clareadora da pele. Seu ácido elágico oferece resistência à proliferação de melanócitos causados pela radiação solar, que evitam a ação dos raios solares sobre a pele.
- Contém ainda propriedades estrogênicas que ajudam na prevenção da osteoporose e da menopausa.
A romã é uma fruta nativa da Pérsia e cultivada no Irã desde 2000 A.C. Foi levada pelos fenícios para as regiões próximas ao Mar Mediterrâneo onde se difundiu para as Américas, e chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário