terça-feira, 23 de novembro de 2010

Truvada: a pílula que protege 73% dos homens contra a Aids

É a notícia da década! Benza Deus, diria minha avó!
Cientistas anunciaram o mais importante avanço na prevenção da Aids desde o começo das pesquisas: é uma pílula, que tomada diariamente por homens, consegue evitar a contaminação pelo vírus HIV, na maioria dos casos.
O comprimido, chamado Truvada contém duas drogas: tenofovir e entricitabina, da Gilead Sciences. 2.499 homens gays e bissexuais, com perfil de alto risco, fizeram o teste. Metade deles tomou o comprimido Truvada e metade tomou um placebo. Dois anos e meio depois, 100 deles estavam contaminados pelo vírus HIV: 36 que tomaram o Truvada e 64 dos que tomaram um placebo.
Os homens que tomaram o remedio religiosamente todo dia, e mostraram ter a droga ativa em seu sangue 90 por cento do tempo, tiverem um risco 73 por cento menor de contrair o vírus do que aqueles que tomaram placebo. Em outras palavras o remédio reduziu o contágio em 73 por cento dos homens que tomaram o Truvada.
O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, foi feito pelo governo norte-americano no Peru, Tailândia, África do Sul e outros países. Cientistas acreditam que o remédio tem potencial para ser uma grande arma na luta contra o vírus fatal e incurável da Aids, mas não pode substituir o uso de preservativos. “Não é hora de homens gays e bissexuais jogarem fora suas camisinhas”, disse Kevin Fenton, chefe do programa de prevenção à Aids do centro americano de controle de doenças.
Detalhes na BBC , no G1  e no Jornal Hoje:

Nenhum comentário:

Postar um comentário