Nota pra ensinar a gente a se livrar de coisas ruins:
Lashon hará, ou maledicência, é um dos temas mais sérios e práticos estudados na Cabala. O lashon hará se apresenta de várias formas: a mais conhecida é quando uma pessoa fala para outra sobre os aspectos negativos de uma terceira pessoa. Isso causa pequenos machucados na alma. Exemplos:
1) Quem fala: expressando pura negatividade atrai a mesma negatividade;
2) Quem ouve: recebe toda aquela negatividade destrutiva;
3) De quem se fala: aquele que não ouve, mas sente e se enfraquece.
Mais exemplos práticos:
- Você vive lamentando sobre si mesmo para os outros. “Coitadinho de mim, estou sempre doente, sem dinheiro, insatisfeito”. Neste caso o número de pessoas “machucadas” é de apenas dois, mas o efeito sobre suas vidas é igualmente devastador.
- Você ouve a maledicência de um outro. Seja seu amigo de infância, seja seu parente mais próximo, quando sentir que este começa a despejar negatividade em seus ouvidos, experimente correr dali e estará fazendo uma nobre ação para ambos.
- Você está com um amigo e ele começa a falar mal do governo, você realimenta a sua negatividade, a de seu amigo e daquele que exerce a função de governante. Mesmo que o governante seja desonesto, se o seu comentário não tiver um caráter construtivo simplesmente não o faça.
Detalhes no Portal da Cabala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário