domingo, 26 de setembro de 2010

Escovar a língua pode previnir pneumonia e infarto

Você sabia que as bactérias se multiplicam 250 vezes na boca do homem, a cada 24 horas que ele não escova os dentes? E segundo o Ministério da Saúde 58% dos brasileiros não escovam os dentes regularmente, ou não escovam direito. E mais: muita gente nem sabe que é preciso escovar a língua na hora de limpar os dentes. Naquela crosta branca, que aparece em cima da língua suja, ficam bactérias fortíssimas. Além de causarem cáries e doenças da gengiva, elas podem provocar pneumonia e infarto. Quando acontece alguma infecção, essas bactérias aproveitam a inspiração pela boca para entrar no corpo, penetram na corrente sanguínea e podem se alojar em qualquer órgão, inclusive nos pulmões e no coração.
Eu aprendi na infância a escovar a língua, mas achava que era somente uma questão estética e de hálito. Descobri esses perigos de pneumonia e infarto esta semana, quando mediei um debate sobre saúde do homem e o Odontólogo Alexandre Miranda contou para a platéia. E o pior: na sala ninguém sabia ao certo como deve escovar. Então vamos lá:
Basta esticar a língua e "varrer" com a escova, de dentro para fora da boca, lavar a escova com água e repetir várias vezes até o branco sair e a lingua voltar à cor normal. Nada de usar creme dental na língua. É só com água e escova mesmo. Pra não dar ânsia, a dica é inspirar e segurar o ar nos pulmões enquanto escova a língua.
Ah, é bom incentivar crianças e idosos. Eles são as grandes vítimas de pneumonia, e coincidência ou não, os que mais resistem à escovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário